As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rancho à moda de Viseu

Ir para baixo

novo Rancho à moda de Viseu

Mensagem por Maggie Qua Out 31, 2007 4:26 am

Reza a história que...

«o Rancho é um prato cuja história é associada a Viseu», remontando «à altura das guerras entre liberais e absolutistas».

«O quartel de Viseu estava escalado e o quarteleiro ficou incumbido de moralizar as tropas apresentando-lhe boa comida»

«o quarteleiro meteu grão-de-bico, batatas, hortaliças, massa grossa, carne de porco, vitela e galinha para um panelão e que a comida teve tal sucesso, que aquela comitiva ganhou a batalha».
Fonte: sol.sapo.pt

" ... confecciona-se Rancho em todo o País. Segundo recolhas feitas, o prato chamado Rancho começa a ser confeccionado no Quartel de Cavalaria que existia em Viseu. No tempo da guerra e do racionamento, este quartel que estava situado na Stª Cristina, tinha boa fama pela sua comida. Recebia e distribuía matérias primas ao povo, vindas de vários lados, e tinha hortas nos campos envolventes. Também criava galinhas, porcos, e por vezes vacas.
Uma das matérias primas que recebia com mais abundância era o grão de bico , das terras mais ao sul , assim como massas de 2ª (manga de capote ) oferecidas pelas Fábricas.
Carnes já havia, hortícolas também, havia que juntar o que existia com mais fartura e confeccionar. E assim nasceu o Rancho à Moda de Viseu. Pouco tempo bastou para que todos os Quartéis em Portugal começassem a confeccionar o “Rancho do Quartel”. O prato era tão bom que criou fama.
Nos anos 50 e 60 em Viseu, já no novo Quartel de Infantaria, era hábito no dia de rancho, as pessoas da cidade irem ao Quartel comprar o famoso Rancho à Moda de Viseu para levarem e comerem em casa. Os restaurante locais começaram também a apresentar esse prato nas suas ementas em dias certos.
Hoje já não há manga de capote de 2ª, mas mesmo assim, ainda há quem confeccione primorosamente o “Rancho à Moda de Viseu”".
Fonte: porviseu.blogs.sapo.pt
Maggie
Maggie
Moderadora

Número de Mensagens : 442
Idade : 43
Localização : Viseu
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos