Berlenga iluminada no Natal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cool Berlenga iluminada no Natal

Mensagem por Admin em Sex Nov 09, 2007 4:41 am

“Presente” insere-se num plano de acção mais global de dois milhões de euros, envolvendo vários parceiros tecnológicos, entre eles a NASA.

Os poucos habitantes da Berlenga durante todo o ano – funcionários da Câmara de Peniche e vigilantes dos Instituto de Conservação da Natureza
e Biodiversidade (ICNB) – serão presenteados este Natal com o fornecimento ininterrupto de electricidade à ilha.

Este “presente” insere-se num plano de acção mais global, que conta com um investimento de dois milhões de euros, envolvendo vários parceiros tecnológicos (um dos quais a NASA), na procura de soluções que permitam dotar a ilha de um sistema integrado de fornecimento de energia, água potável e tratamento de águas residuais.

“Se vierem pôr os painéis era do melhor, porque teríamos luz de dia e de noite”, diz na expectativa Veríssimo Pereira (59 anos), que há 22 anos trabalha na ilha, passando mais meses em território marítimo do que em Peniche.

Os 12 painéis solares, que estão em fase de instalação, vêm substituir os três geradores da EDP, que funcionam através de combustíveis, assegurando a energia durante o dia e até à uma da madrugada e apenas durante os meses de Abril a Novembro.

Mariete Soares (55 anos), mulher de Veríssimo Pereira e também funcionária da autarquia na Berlenga, não esconde o gosto pela beleza da ilha, mas o isolamento a que ficam sujeitos durante o Inverno obriga o casal a ficar longe dos filhos e a comer pão fresco apenas de oito em oito dias, trazido pela embarcação que uma vez por semana se desloca à ilha, quando as condições do mar assim o permitem.

“Quando mexemos na arca de manhã, tiramos logo as coisas para o jantar para manter o frio”, conta Mariete, habituada a lavar diariamente os alimentos com escassos dois jarros de água doce e a deixar estragar alimentos por causa das dificuldades de conservação do frigorífico.

Pedro Pessoa é vigilante do ICNB na ilha há 17 anos e adianta que os habitantes já receberam este ano a notícia de que o corte do fornecimento pelos geradores da EDP vai acontecer já no dia 18. Nessa altura, Veríssimo e Mariete regressam a Peniche e só voltam à ilha em meados de Abril, quando o gerador volta a ser ligado.

De Dezembro a Março, a Berlenga é apenas habitada pelos faroleiros e pelos vigilantes do ICNB. “Quando não temos luz não podemos fazer muito”, relata o vigilante.

O recurso aos geradores, com uma produção anual de 30 megawatts, leva o gasto de 15 mil litros de combustível por ano na Berlenga, emitindo para a atmosfera 40 toneladas de dióxido de carbono.

A poluição atmosférica será diminuida com os painéis de energia fotovoltaica que estão a ser instalados e 24 baterias de armazenamento, que garantem, numa primeira fase, o abastecimento de dois kilowatts (KW) diários, indispensáveis à vivência diária dos moradores.

Numa segunda fase, o projecto irá ser alargado a todo o bairro dos pescadores, que no Verão chega a albergar uma dúzia de famílias.
“O horizonte que temos para o bairro dos pescadores e para o farol é até ao fim de 2008”, revelou João Maciel, da EDP Inovação, responsável pelo investimento de 600 mil euros, durante o encontro anual da NASA e do Centro de Prevenção da Poluição, que decorre em Peniche até hoje. O objectivo passa por dotar a ilha de 70 KW/dia de energia instalada, com recurso a três centenas de painéis solares de 34 KW, coadjuvadas com meia dúzia de moinhos de vento de 36 KW, suficientes para assegurar duas mil horas de energia.




Ora aqui temos mais um motivo para ir dar uns cliques! Very Happy



Fonte: www.asbeiras.pt

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum