Mosteirinho - Torredeita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

eye Mosteirinho - Torredeita

Mensagem por Maggie em Seg Nov 19, 2007 6:05 pm

Eis o que resta da passagem do comboio em Viseu e arredores.
Apena uma ponte a apodrecer, onde já ninguém se aventura a passar mesmo a pé. Local para voltar a visitar e explorar melhor. O tempo foi pouco, e estava frio. O rio tinha pouquissima água, e estava um pouco cheio de limos. Pode ser que com estas chuvas, a coisa melhore, e a gente volta lá para sacar umas fotos à maneira.

Mosteirinho, é uma aldeia que pertence à Freguesia de Torredeita, Viseu.

Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração (Henri Cartier-Bresson)

Maggie
Moderadora

Número de Mensagens: 442

Ver perfil do usuário

eye Re: Mosteirinho - Torredeita

Mensagem por Taus em Ter Nov 20, 2007 10:14 am

Não foi boa ideia juntar as 3 fotos porque parece que a última fica fora de contexto.

Mas gostei das fotos, boa reportagem!

Taus
Moderador

Número de Mensagens: 259

Ver perfil do usuário

Mensagem por Admin em Ter Nov 20, 2007 1:02 pm

Mags, adorei a perspectiva das linhas nas duas primeiras!

Na terceira há ali qualquer coisa que podia ser diferente; só n sei o que...

Admin
Admin

Número de Mensagens: 945

Ver perfil do usuário

Mensagem por Maggie em Ter Nov 20, 2007 2:26 pm

Se calhar ficaria melhor se também a tivesse colocado a P&B, mas deixei assim porque gostei daquela cor do céu reflectido. E está torta, mas estraguei a original sem me aperceber, porque normalmente trabalho uma cópia, mas desta vez não sei o que se passou e acabei por estragar o original. Se eu continuar a mexer ali, fico sem foto Rolling Eyes

Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração (Henri Cartier-Bresson)

Maggie
Moderadora

Ver perfil do usuário

eye Mosteirinho freguesia de Couto de Baixo

Mensagem por Joao em Sab Mar 08, 2008 11:05 pm

Olá Magie
Existem pelo menos 3 terriolas com o nome de Mosteirinho no concelho de Viseu. O Mosteirinho que estas fotas mostram, são da aldeia onde eu nasci. Tem aí um detalhe que deve ser corrigido. A freguesia é Couto de Baixo e não Torredeita. Posso ainda acrescentar que o nome da minha aldeia tem origem num pequeno mosteiro de freiras e que hoje é sómente ruína escondida entre silvas e arbustos. Essas ruinas situam-se a cerca de 200 metros da capela existente e razoavelmente conservada seguindo à direita quando de costas para a entrada da capela. Essa ruínas ficam precisamente em frente à casa do já falecido Agostinho Araújo, mas ainda bem conhecido na terra.
O padroeiro de Mosteirinho é São Sebastião e tem uma escultura do mesmo no altar da referida capela. Se tiveres tempo para mais umas fotos, sobe até ao pinoco. Dá par ver as serras da Estrela e do Caramulo. É um ótimo local para uma tarde comtemplativa. Convém lembrar levar uma merendinha pois a encosta é ingreme e a caminhada exige o consumo de algumas energias. Cerca de meia hora para chegar ao pinoco e uns vinte minutos para chegar novamente à estrada em baixo.
E já agora esta aldeia tem uma página no facebook https://www.facebook.com/Mosteirinho
Boas visitas.

Obrigado pelo convite para as fotos. Vai ser dificil pois vivo a mais de 12.000 kms. Abraço.

Última edição por Joao em Sex Ago 03, 2012 12:59 pm, editado 1 vez(es)

Joao
Apaixonado pelas Beiras

Número de Mensagens: 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Maggie em Seg Mar 10, 2008 11:57 am

Olá João, bem vindo!! Obrigada pela informação adicional. Eu não tinha a certeza quanto a freguesia ser Torredeita ou o Couto de Baixo, sendo assim obrigada pela correcção. Se souberes outras informações importantes da zona de Viseu ou outras zonas das Beiras, vai colocando. Quanto às fotos, há que combinar aí com os apaixonados da fotografia e combinarmos algo para o sitio que falas, mas provavelmente iremos precisar de guia mrgreen é claro que ficas também convidado a participar. Se ainda não o fizeste, passa pelas apresentações brinde

Maggie
Moderadora

Ver perfil do usuário

eye Torredeita

Mensagem por Irene Carvalho em Sab Nov 29, 2008 11:24 am

Olá a todos .
Eu nasci a poucos kms da localidade de Mosteirinho que conheço muito bem. Nasci em Magarelas, pequena aldeia da freguesia de Torredeita que tem a particularidade de se encontrar completamente abandonada pela autarquia , sem as minimas condições para os seus habitantes. Não tem água ao domicilo, não tem saneamento e as ervas crescem nas ruas , ajudadas pelas águas que as pessoas sem outra alternativa são obrigadas a deitar para a rua.Aqui existem dois autocarros diários um de manha e outro á noite que transporta as pessoas até há cidade de melhor qualidade de vida de Portugal que é Viseu e que fica a escassos 12km dali. Não existe um café ou supermercado e a escola primária que foi encerrada está a degradar-se abandonada e nem sequer um parque infantil para as crianças ali existe.
Ali vive um número muito reduzido de pessoas envelhecidas, e existe até um caso de senhor de quase 90 anos, que vive sózinho sendo completamente cego e que vive em condições desumanas numa casa sem vidros nas janelas, onde o colchão é de palha completamente desfeita e os cobertores são roupa suja . Este homem não recebe ajuda nem da segurança social, nem da junta nem da igreja apesar de ter siodo já pedida a todos eles.Sobrevive graças á ajuda dos vizinhos que tem pena dele .
Este é apenas um dos casos daquela terra que também tem coisa boas...
É uma terra linda, com uma capela restaurada pelas gentes desta terra chamada Capela da Santa Marinha , que é a sua padroeira e cujas festas populares se realizam em Julho.
Tenho pena que há alguns anos atrás a autarquia tenha soterrado uma fonte romana que ali existia para construir um espaço para estacionamento, mas de facto as prioridades daqueles orgãos locais sempre foram questionáveis.
Penso que seria um,a boa ideia fazerem uma reportagem esta terra que apesar de abandonada , continua a ter gentes acolhedoras e sorridentesa e oferecendo belezas naturais muito interessantes .

Irene Carvalho
Apaixonado pelas Beiras

Número de Mensagens: 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Maggie em Ter Dez 02, 2008 5:24 pm

Bem, vamos ver, pode ser que um dia destes consigamos fazer um raid fotográfico por aquela zona.

Maggie
Moderadora

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: