As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torredeita

2 participantes

Ir para baixo

novo Torredeita

Mensagem por Maggie Seg Nov 19, 2007 12:15 pm

Torredeita fica a cerca de 10km de Viseu rodeada pelas freguesias de Boaldeia, Farminhão, Vil de soito, Couto de Baixo e Couto de Cima, reunindo um total de aproximadamente 10 000 habitantes.
A Vila de Torredeita, oferece a quem a visita, vários locais para conhecer, tais como a igreja Matriz, o Eco Museu Rural, o Planetário, o Lagar da Cepeda, o Solar, a Escola Profissional,a casa do Rancho, assim como algumas heranças históricas deixadas por antepassados romanos.
É graças ao esforço e dedicação de muitos torredeitenses, que esta velha freguesia tem recebido vários melhoramentos que a tem colocado na posição a que tem direito .

Fonte:alguidardesons.home.sapo.pt

O nome Torredeita teve origem nas palavras Torre (torre da Igreja) lugar de referência para todas as pessoas, e Eita, nome do rio que fertilizava as culturas. Assim se formou o nome de Torre de Eita, mais tarde Torre Deita e hoje Torredeita.
Em Maio de 1999, passou a Vila.

Fonte: WWW.eb1.torredeita.rcts.pt
É uma freguesia em contínuo progresso, como testemunham os factos que sucessivamente se verificam. Terra próspera, valorizada pela acção do povo, com valores próprios que, cada vez mais marcam a força e a vontade de gente humilde, trabalhadora e, acima de tudo, solidária com os que mais precisam.
Os melhoramentos vêm surgido dia a dia, muitos deles ao impulso dos seus filhos dedicados dos quais se destaca ARCIDES BAPTISTA SIMÕES, que em muito contribuiu para o enrequecimento, desenvolvimento social e cultural da região, nomeadamente ao impulsionar a criação do Rancho Folclórico de Torredeita e que tem registado um crescimento acentuado nas diversas valências do seu escopo estatutário na prossecução de Instituições de Solidariedade locais.
Fonte: www.fjs-torredeita.com.pt


A Fundação Joaquim dos Santos é uma mais valia para esta Vila, e terá ajudado esta a crescer.
Dela (Fundação) fazem parte o Enleio (Cooperativa de artesanato de Torredeita) onde se retomou a arte de Renda de Bilros, fazendo parte desta cooperativa o Rancho Folclórico de Torredeita, conhecido a nivel internacional; o Solar do Morgado da Torre, que é um edifício do Século XVIII, onde funcionam os serviços administrativos da Fundação, algumas saulas de aula, e onde se pode encontrar uma parte museológica; o Planetário integrado no programa Ciência Viva; Lar; Jardim de Infância; Creche; ATL; Ecomuseu do Rancho Folclórico de Torredeita; e a Escola Profissional que conta com 7 cursos técnicos de nivel III (Serviços Comerciais, Serviços Jurídicos, Construção Civil, Higiene e Segurança no Trabalho, Animadores, Electrotecnia e Contabilidade).

Mais um local a visitar, certamente.
Maggie
Maggie
Moderadora

Número de Mensagens : 442
Idade : 43
Localização : Viseu
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Torredeita

Mensagem por Irene Carvalho Sáb Nov 29, 2008 4:41 am

Sugiro que visitem a aldeia de Magarelas , bem perto de Torredeita (cerca de 4KMS).Abandonada, sem condições para quem lá vive e sem água ao domicilo, sem saneamento básico, iluminação deficiente com as ruas e acessos á povoação completamente destruidos. Os buracos, pedras , água e lama moram por ali, bem como as ervas enormes que crescem livremente nas ruas. Transportes quase nem existem e muito menos tem um parque infantil para as poucas crianças que ali vivem . E falando de heranças históricas, existia ali uma fonte romana lindissima , mas há alguns anos atrás a junta de freguesia resolveu pura e simplesmente soterrá-la , cobrindo-a de entulho e pedras para construir um parque para os carros apesar da oposição da maioria dos moradores .
O Rossio da Torredeita , na localidade de Torredeita , recentemente requalificado, é sem dúvida obra bonita mas penso ser muito mais importante criar condições para quem ali vive e Maga~relas, infelizmente não é na freguesia o único exemplo da falta de condições...

Irene Carvalho
Apaixonado pelas Beiras

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos