As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saúde: camas no privado mais do que duplicam até 2009

Ir para baixo

humm Saúde: camas no privado mais do que duplicam até 2009

Mensagem por Admin Seg Dez 03, 2007 5:37 am

Até 2009, Portugal passará de uma oferta de duas mil para cinco mil camas hospitalares no privado, ou seja, um quinto das actuais vagas públicas.

A notícia faz manchete na edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, que recorda que o aumento de camas no privado é consequência de pelo menos 22 investimentos lançados desde o ano passado.

O futuro Hospital da Terra Quente, em Mirandela, é um exemplo, sendo, segundo o diário, o único que se assume claramente como uma alternativa ao encerramento de serviços públicos.

O resto - um investimento exponencial num sector que já passou dos mil milhões de euros de facturação - vai atrás das classes menos desfavorecidas aquelas que, insatisfeitas com a oferta pública, compram seguros. Dois milhões de portugueses, pelo menos, para já.

O mapa dos privados da saúde «corresponde à confirmação de que, onde há elevado poder económico, fomenta-se o aparecimento de novas unidades», afirma, em declarações ao JN, Teófilo Leite, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP). Porque «a racionalidade económica é importante para a hospitalização privada».

«O que se verifica é que em zonas de maior desenvolvimento, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não dá a resposta mais adequada às necessidades dos cidadãos", explica Teófilo Leite, assumindo que o filão, assumido, é o dos seguros de saúde.

«Cerca de 20% da população portuguesa já têm um seguro de saúde. Porquê? Porque não está satisfeita com o SNS. Se estivesse, não iria gastar mais dinheiro num seguro», salienta, com o diário a recordar que se tratam, simplesmente, daquilo a que chama ironicamente de «círculo virtuoso»: mais seguros puxam mais investimentos privados na saúde, que puxarão mais seguros...

De resto, por exemplo, nas Urgências, os privados asseguraram, em 2006, 750 mil, um crescimento de 10% face a 2005.

03-12-2007 8:02:09

Fonte: DD
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos