As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marinha participa na reflorestação na Serra da Estrela

Ir para baixo

novo Marinha participa na reflorestação na Serra da Estrela

Mensagem por Admin Dom Dez 16, 2007 3:37 pm

Um pelotão de fuzileiros da Marinha portuguesa vai associar-se sábado à campanha "Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela", adiantou hoje à Lusa um dos responsáveis pela acção de reflorestação.
«A Marinha ficou sensibilizada com a nossa campanha e vai deslocar à Serra um pelotão de fuzileiros para proceder à plantação de árvores em zonas de difícil acesso», explicou José Maria Saraiva, director da associação Amigos da Serra da Estrela (ASE).

O pelotão, que segundo aquele responsável deve envolver 30 militares, vai ser comandado por um oficial dos fuzileiros com concentração a partir das
09:00 na zona do Covão d'Ametade. «O pelotão vai partir juntamente com
montanhistas para a chamada zona dos Fornos. Aí vão ser plantadas árvores que foram transportadas para o local pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa a 20 de Outubro», disse o responsável. Na altura, a Força Aérea transportou paletes com seis mil pequenas árvores para um dia de plantação que contou com 200 voluntários. «Houve 600 árvores que ficaram abrigadas na zona dos Fornos a aguardar plantação, que vai estar a cargo dos fuzileiros», explicou. A Força Aérea colabora com a campanha desde 2006. «A nossa associação quis associar à campanha os três ramos das Forças Armadas. Para além da Força Aérea, pedimos aos chefes dos Estados-Maiores da Marinha e do Exército a participação de militares, de fuzileiros e páraquedistas, respectivamente», referiu José Maria Saraiva.
Aquele responsável espera que em breve surja também uma resposta do exército.

A campanha é coordenada totalmente por voluntários da ASE e outras
entidades ligadas ao ambiente e à cadeia montanhosa mais alta de Portugal Continental. «É um grande trabalho do clube dos reformados», graceja José Maria Saraiva, que foi vigilante da natureza entre 1989 e 2006 no Parque Natural da Serra da Estrela. Desde que arrancou, em 2006, a campanha já plantou e semeou 50 mil árvores numa faixa junto ao Vale Glaciar do Zêzere entre os 1.400 e 1.600 metros de altitude. A ideia nasceu depois dos incêndios florestais que devastaram o vale do Parque Natural, em 2005, agravando a erosão. No Inverno seguinte, com a chegada das chuvas, desabamentos de terras chegaram a fechar a única estrada que atravessa o vale.

Porta da Estrela
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos