Novas ICs - Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde
3 participantes
Página 1 de 1
Novas ICs - Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde
A escolha dos traçados rodoviários para a região centro interior, ligando Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde, resultará, pela primeira vez, de uma avaliação estratégica com a participação de entidades regionais e sectoriais.
«Pela primeira vez em Portugal, a tomada de decisão resultará de uma avaliação estratégica de traçados alternativos e da discussão pública», revelou em Coimbra o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.
Paulo Campos esteve reunido, no passado dia 3 de Outubro, no Governo Civil de Coimbra, com representantes de autarquias, entidades regionais, turísticas e empresariais, para apresentar três propostas alternativas para o desenvolvimento da Rede Rodoviária Nacional da região centro interior, envolvendo os itinerários complementares IC6 (Coimbra-Covilhã), IC7 (Coimbra-Seia-Gouveia-Fornos de Algodres) e IC37 (Seia-Viseu).
Após esta reunião, cada um dos agentes participantes irá avaliar, por um período de 20 dias, os projectos apresentados, emitindo pareceres, dos quais resultará um relatório elaborado pela EP - Estradas de Portugal, que posteriormente será colocado à discussão pública durante 30 dias. «É a principal inovação, uma vez que serão os primeiros projectos do País a serem levados a discussão pública», frisou Paulo Campos.
De acordo com o governante, uma das soluções resulta do Plano Rodoviário Nacional, com a configuração de «duplo Y invertido», e as duas restantes têm a configuração de um "X", uma delas «mais a nascente-Norte», com túneis a atravessar a Serra da Estrela, e a outra «mais a poente-Sul», mas sem túneis. Na perspectiva do governante, a solução de traçado rodoviário com os túneis é a que se apresenta com um impacto mais favorável ao desenvolvimento da região, embora os custos de execução sejam superiores às outras.
Paulo Campos prevê que até ao final do corrente ano esteja escolhida a solução rodoviária para a região centro interior, tornando possível o lançamento do concurso para a elaboração do projecto em 2008.
Algumas dias depois, e já em Oliveira do Hospital, concelho de onde é natural, Paulo Campos não se comprometeu com datas precisas para a construção dos itinerários, lembrando que quando entrou para o Governo, e no caso do IC6, encontrou «um projecto que estava chumbado “pelo ambiente”». E, dessa forma, teve «que recomeçar todo o trabalho». Por sua vez, o IC7 «não tinha sequer um único estudo, um único papel». Comprometeu-se, contudo, a alterar uma «injustiça» imposta às populações da região da Beira Serra, por «ao longo de muitos anos terem sido lançados projectos sempre falhados». Mas não prometeu qualquer data. Disse apenas que «vão ser construídos o mais cedo possível. Hoje ainda não é possível avançar com qualquer data exacta».
«Pela primeira vez em Portugal, a tomada de decisão resultará de uma avaliação estratégica de traçados alternativos e da discussão pública», revelou em Coimbra o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações.
Paulo Campos esteve reunido, no passado dia 3 de Outubro, no Governo Civil de Coimbra, com representantes de autarquias, entidades regionais, turísticas e empresariais, para apresentar três propostas alternativas para o desenvolvimento da Rede Rodoviária Nacional da região centro interior, envolvendo os itinerários complementares IC6 (Coimbra-Covilhã), IC7 (Coimbra-Seia-Gouveia-Fornos de Algodres) e IC37 (Seia-Viseu).
Após esta reunião, cada um dos agentes participantes irá avaliar, por um período de 20 dias, os projectos apresentados, emitindo pareceres, dos quais resultará um relatório elaborado pela EP - Estradas de Portugal, que posteriormente será colocado à discussão pública durante 30 dias. «É a principal inovação, uma vez que serão os primeiros projectos do País a serem levados a discussão pública», frisou Paulo Campos.
De acordo com o governante, uma das soluções resulta do Plano Rodoviário Nacional, com a configuração de «duplo Y invertido», e as duas restantes têm a configuração de um "X", uma delas «mais a nascente-Norte», com túneis a atravessar a Serra da Estrela, e a outra «mais a poente-Sul», mas sem túneis. Na perspectiva do governante, a solução de traçado rodoviário com os túneis é a que se apresenta com um impacto mais favorável ao desenvolvimento da região, embora os custos de execução sejam superiores às outras.
Paulo Campos prevê que até ao final do corrente ano esteja escolhida a solução rodoviária para a região centro interior, tornando possível o lançamento do concurso para a elaboração do projecto em 2008.
Algumas dias depois, e já em Oliveira do Hospital, concelho de onde é natural, Paulo Campos não se comprometeu com datas precisas para a construção dos itinerários, lembrando que quando entrou para o Governo, e no caso do IC6, encontrou «um projecto que estava chumbado “pelo ambiente”». E, dessa forma, teve «que recomeçar todo o trabalho». Por sua vez, o IC7 «não tinha sequer um único estudo, um único papel». Comprometeu-se, contudo, a alterar uma «injustiça» imposta às populações da região da Beira Serra, por «ao longo de muitos anos terem sido lançados projectos sempre falhados». Mas não prometeu qualquer data. Disse apenas que «vão ser construídos o mais cedo possível. Hoje ainda não é possível avançar com qualquer data exacta».
Última edição por em Dom Out 21, 2007 6:00 am, editado 1 vez(es)
Admin- Admin
- Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007
Re: Novas ICs - Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde
essa de Viseu-Seia era 5* para o meu futuro trabalho
Reviver- Moderador
- Número de Mensagens : 31
Data de inscrição : 15/10/2007
Re: Novas ICs - Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde
era excelente em vários sentidos! Tb para mim era optimo; demorar 45 a 60 minutos para fazer 45km é ridículo, actualmente
Admin- Admin
- Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007
Re: Novas ICs - Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde
haviam de demorar era 2 horas eu ca faço o trajecto em 10, 15 minutos
HugoFSousa- Apaixonado pelas Beiras
- Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/10/2007
Re: Novas ICs - Coimbra, Covilhã, Seia, Viseu e Mangualde
2 horas de tractor...
Admin- Admin
- Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|