As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medicamentos: Oposição defende venda de unidoses

2 participantes

Ir para baixo

novo Medicamentos: Oposição defende venda de unidoses

Mensagem por Admin Qua Jan 23, 2008 5:15 am

PSD, BE e PCP concordam com a comercialização generalizada de medicamentos por unidose, que será defendida esta quarta-feira no Parlamento pelo CDS-PP, mas o Governo compromete-se apenas com a sua dispensa em farmácias hospitalares de venda ao público.

Um projecto de resolução do CDS-PP, que será hoje discutido em plenário e chumbado pelo PS, propõe mecanismos de redução do desperdicío de medicamentos mediante a generalização da prescrição por Denominação Comum Internacional e da dispensa, no ambulatório, de fármacos em dose unitária (unidose).

Actualmente, a venda de medicamentos por doses, em alternativa às embalagens, é feita exclusivamente nas farmácias de uso hospitalar.

Para a deputada do CDS-PP Teresa Caeiro, «é inconcebível que, por falta de vontade política, uma medida justa que não penaliza ninguém e permite poupar dinheiro ao Estado e aos utentes» continue por concretizar.

«Se os médicos passassem a prescrever em unidose seria um sucesso a todos os níveis: os consumidores só comprariam os medicamentos de que precisam e o Estado só comparticiparia o estritamente necessário para a cura», sustentou.

O CDS-PP pretende que seja ainda generalizada a prescrição de medicamentos por Denominação Comum Internacional, ou seja, em função da substância activa e não da marca, que, considera, «não é necessariamente o melhor».

Apesar de concordar com a medida, o PSD faz depender a generalização da venda de medicamentos em unidoses da salvaguarda da segurança e informação dos doentes.

«No internamento hospitalar, a dose individual é administrada por um enfermeiro, enquanto no ambulatório a administração é feita pelo próprio doente», apontou a deputada social-democrata Ana Manso.

Já para o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, a dispensa de fármacos em unidoses «é um compromisso antigo que está por concretizar» face à «subserviência aos interesses da venda de medicamentos em excesso», protagonizados pela indústria farmacêutica.

Aproveitando o debate da proposta do CDS-PP, com a qual concorda «genericamente», o Bloco de Esquerda quer saber «quais são as razões políticas que explicam por que estas medidas não têm efectividade em termos práticos», adiantou à Lusa o deputado João Semedo.

O deputado do PS Manuel Bizarro considerou a proposta dos democratas-cristãos «pura demagogia», já que, antes de «generalizar» a venda de medicamentos em unidose, «convém experimentar e avaliar os resultados».

Fonte do gabinete do ministro da Saúde, que estará ausente do debate, adiantou que está prevista para breve a dispensa de medicamentos em doses individualizadas em farmácias de venda ao público nos hospitais, cuja regulamentação está a ser preparada.

Diário Digital / Lusa

23-01-2008 7:08:00
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Medicamentos: Oposição defende venda de unidoses

Mensagem por Maggie Qua Jan 23, 2008 6:21 am

Bem, aqui no Hospital de Viseu já funciona assim. Há muito menos desperdício de medicamentos, uma vez que alguns que eram menos utilizados, muitas vezes chegavam a passar da validade e iam para o lixo. Por outro lado, às vezes há necessidade de se administrar algo a um doente de urgência e não se tem, porque só leva o que está prescrito. Mas para o domicilio não sei como vai funcionar, sei que cá em casa tenho coisas que uso mais (paracetamol e ibuprofeno) e que dá sempre jeito ter, e não passa da validade com tanta facilidade, mas há outras coisas (por exemplo o Ventilan 4mg, 60 comprimidos) que uso pra aí uma ou duas vezes por ano, e tomo apenas 3 ou 4 comprimidos, e aí quando dou conta já tem passado da validade e é um desperdício enorme de medicação e de dinheiro.
Maggie
Maggie
Moderadora

Número de Mensagens : 442
Idade : 43
Localização : Viseu
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos