As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cancro da próstata diagnosticado a 10% dos homens portuguese

Ir para baixo

novo Cancro da próstata diagnosticado a 10% dos homens portuguese

Mensagem por Admin Seg Mar 10, 2008 2:37 pm

Associação Portuguesa de Doentes da Próstata alerta para necessidade de diagnóstico precoce

Em Portugal, o cancro da próstata é diagnosticado em um em cada dez homens com mais de 50 anos, levando à morte 1800 portugueses por ano, revela a Associação Portuguesa de Doentes da Próstata (APDPróstata). Esta patologia é ainda a segunda causa de morte oncológica entre os homens na Europa e nos EUA.

Neste sentido, a APDPróstata alerta para a necessidade do diagnóstico precoce e aconselha ao despiste através do método quantitativo de medição do PSA. António Pereira Pinto, presidente da APDPróstata, recomenda que «a partir dos 40 anos haja uma atenção redobrada para a detecção precoce de eventuais problemas da próstata. Nesta medida, o teste do PSA é um aliado ao rastreio da saúde da próstata, servindo de indicador de eventuais problemas».

O presidente da APDPróstata acrescenta ainda que «o teste do PSA é simples e rápido de fazer, consistindo numa pequena picada no dedo que, em apenas quinze minutos, permite detectar os níveis de PSA – o antigénio específico da próstata que, acima de determinados valores, pode indicar possíveis problemas».

Mas recorda também que «esta forma de diagnóstico não inviabiliza a necessidade da consulta com um urologista e a realização de outros exames mais específicos. Contudo, o teste ao PSA permite que, de uma forma fácil, os portugueses estejam mais atentos à saúde da próstata».

Recorde-se que os sintomas desta patologia se revelam numa fase muito avançada, já quase sem hipótese de tratamento. Por esta razão, torna-se essencial informar que só mediante um diagnóstico atempado é possível tratar, rápida e eficazmente, esta doença.

O site da APDPróstata disponibiliza informações sobre a patologia, bem como o calendário de actividades levadas a cabo pela associação. No próximo dia 12 de Março, em Coimbra, vai decorrer uma sessão de esclarecimento sobre a doença, no Hotel D. Inês, entre as 18h00 e as 19h30. A participação é gratuita mediante inscrição através dos números 915 335 285 - 915 335 286 - 915 335 281.

Fonte:sapo.pt
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos