F.Armadas honram combatentes de Seia que morreram em África

Ir em baixo

eye F.Armadas honram combatentes de Seia que morreram em África

Mensagem por Admin em Qua Abr 23, 2008 9:12 am

O 34º aniversário da Revolução dos Cravos vai ser assinalado em Seia com a inauguração de um monumento aos combatentes do Ultramar. A celebração inclui ainda um “Tributo a Zeca Afonso”, exposições e a habitual sessão solene da Assembleia Municipal.

Os três ramos das Forças Armadas vão participar, no próximo dia 25 de Abril, numa cerimónia de homenagem aos 43 militares do Concelho de Seia que morreram durante a guerra colonial em África (1961/1974).
A cerimónia militar, que terá lugar no Dia da Liberdade, inclui a inauguração de um monumento aos combatentes do Ultramar, que está a ser instalado na Avenida dos Bombeiros Voluntários, junto à Urbanização Martinhos, o qual vai ser sobrevoado por aparelhos da Força Aérea utilizados naqueles teatros de operações: um avião Dornier 27 e dois helicópteros Alouette III. A Marinha participa com um pelotão de fuzileiros e o Exército com a sua Fanfarra.
Na cerimónia, presidida por João Mira Gomes, Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, e que decorrerá a partir das 15h30, será também efectuada uma largada de pombos. Em aberto está a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ou de um seu representante, na medida em que a agenda do General Valença Pinto nesse dia está condicionada pelas comemorações oficiais na Assembleia da República.
Para Eduardo Brito, que anunciou a homenagem na sessão da Assembleia Municipal no passado mês de Fevereiro, a inauguração do monumento «constitui um acto de justiça ao grupo de rapazes do Concelho que deram a vida pela Pátria». Refere também que «é igualmente um contributo, à nossa dimensão, para a reconciliação com a nossa história», na medida em que o tempo já permite olhar «com serenidade» para os acontecimentos daquela época. «E a verdade é que estes 43 rapazes morreram ao serviço da Pátria e daquilo que entendiam ser os valores da mesma naquela época. E nós não podemos deixar de sublinhar isso e de termos orgulho nisso», disse o Presidente da Câmara Municipal.

Homenagem ao silêncio
Recorde-se que a ideia de homenagear os 43 jovens (na casa dos 20 anos) oriundos das 29 freguesias do Concelho de Seia surgiu no ano de 2000. Nesse ano, Eduardo Brito propôs em reunião de Câmara que fosse solicitado ao mercado artístico a elaboração de uma proposta para a edificação de um busto ou de uma imagem que retrate de alguma forma a Guerra do Ultramar, querendo, assim, a autarquia homenagear os militares do Concelho de Seia falecidos em África. Segundo disse então, «o símbolo a implantar deverá ser colocado no centro histórico de Seia, uma vez que a Câmara está a valorizar aquele ponto da Cidade».
Passados oito anos, a autarquia avançou para a execução do projecto, tendo escolhido a proposta do escultor Ângelo Ribeiro, do Porto. Devido à dimensão do monumento, que tem 12 metros de comprimento, desistiu de o colocar junto ao edifício dos Paços do Concelho, antes tendo escolhido para o efeito a praça verde da Urbanização Martinhos.
De acordo com o escultor, o monumento pretende «simbolizar o silêncio deixado pelos nossos soldados que caíram na guerra do Ultramar», sendo por isso uma «homenagem ao silêncio». «Ao silêncio da omnipresença das pessoas que deixaram o seu povo, as suas famílias, as suas raízes. Ao silêncio da sua dor. Ao silêncio da distância. Ao silêncio...», refere na memória descritiva.
Apesar de ainda não estar totalmente concluído, o monumento, que terá na sua base gravados os nomes dos 43 combatentes mortos, é um longo, ondulado e maciço plano vertical que «representa o peso da distância do tempo». Construído em aço corten, o seu acabamento será o natural (enferrujado) e está separado do solo, «criando a sensação de levitação, reforçando assim a ideia da leveza do tempo», sublinha Ângelo Ribeiro. Em destaque está também uma figura recortada no plano, que simboliza «uma figura ausente, uma figura vazia...», figura essa que tem uma escala humana, sensivelmente de 1,8 metros. Ao lado, ganha corpo a sua presença física, maior do que a anterior, «pois a sua memória além de forte é permanente» e que estará colocada em cima de uma linha, de um tapete, de um caminho... estrategicamente direccionado para sudeste (Ultramar).

Sessão Solene da Assembleia Municipal e entrega de casas recuperadas
As comemorações do 34º aniversário do 25 de Abril têm início no dia 24, com uma acção de divulgação do Exército, no Largo dos Paços do Concelho, onde, entre outras vertentes, será efectuada uma demonstração de viaturas militares e de cinotécnica. A acção, que decorre das 10 às 17 horas, repetir-se-á também no dia seguinte.
A noite de quinta-feira vai ser preenchida com um espectáculo musical de “Tributo a Zeca Afonso”, a decorrer no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura. “Venham mais cinco”, “Grândola Vila Morena”, “Maio maduro Maio”, “Os índios da Meia-Praia”, “Traz outro amigo também”, “Canto Moço”, “A formiga no carreiro” e “Que amor não me engana” são alguns dos temas que certamente transportarão o público até Zeca Afonso, em hora e meia de espectáculo, com um grupo de músicos que se juntam para este tributo.
No dia 25, para além da habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, às 11 horas, terá também lugar, uma hora antes, a entrega das casas recuperadas pelo Município no âmbito dos projectos “Reabilitar para Habitar” e “Programa de Conforto Habitacional para Idosos (PCHI)”, cerimónia que acontecerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho. À tarde, o destaque irá, então, para a inauguração do monumento aos combatentes do Ultramar.
Também para comemorar a data histórica de 25 de Abril de 1974, vão estar patentes duas exposições alusivas à data: “Arte no 25 de Abril” (no edifício dos Paços do Concelho) e “As Portas que Abril Abriu” (Posto de Turismo).

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 39
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum