As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cancro: Cogumelo revela eficácia no tratamento colo do útero

2 participantes

Ir para baixo

novo Cancro: Cogumelo revela eficácia no tratamento colo do útero

Mensagem por Admin Seg maio 05, 2008 5:29 am

Um suplemento alimentar à base de um cogumelo revela «grande eficácia» no combate ao cancro do colo do útero, revelou hoje um especialista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, que participou num estudo com 43 doentes.

José Silva Couto disse à agência Lusa que o tratamento com «Coriolus Versicolor», durante um ano, a um grupo de mulheres acompanhadas no IPO de Coimbra, «revelou grande eficácia».

Director da Unidade de Patologia Cervical daquele estabelecimento de saúde, o médico realizou a investigação em co-autoria com o director do Serviço de Ginecologia, Daniel Pereira da Silva.

Foi «muito positivo» o impacto terapêutico do «Coriolus Versicolor», disse José Silva Couto, realçando a eficácia do uso de comprimidos à base deste cogumelo, cujo «efeito imunomodulador» é conhecido em várias culturas antigas da Ásia.

«A biomassa do 'Coriolus Versicolor' é um imunomodulador não específico e, como tal, usada como coadjuvante nutritivo para equilíbrio do sistema imunitário em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia», refere uma síntese do estudo, a que a Lusa teve acesso.

Um grupo de 43 mulheres com lesões cervicais, provocadas pelo «Human Papilona Vírus» (HPV) e confirmadas através de citologia, colposcopia e biopsia, foi dividido ao acaso em dois subgrupos.

Ficou demonstrado que o «Coriolus Versicolor» teve «grande eficácia, quer na regressão da displasia (lesão de baixo grau, LSIL), quer no desaparecimento do HPV de alto risco».

Um dos subgrupos (22 pacientes) recebeu suplementação com «Coriolus Versicolor» durante um ano, tomando seis comprimidos por dia, num total de três gramas.As restantes 21 doentes, o denominado «grupo controle», não foram abrangidas pelo tratamento.

Por outro lado, segundo José Silva Couto, nenhum dos subgrupos foi submetido a qualquer procedimento terapêutico (crioterapia, electrocoagulação ou vaporização por lazer), permitindo uma «avaliação dos efeitos» do cogumelo em doentes «não submetidos a tratamento cirúrgico habitual».

Entre as 43 doentes que iniciaram o ensaio, só 39 completaram o protocolo, levando até ao fim um ano de acompanhamento.

Das 18 que utilizaram «Coriolus Versicolor» ao longo de um ano, 13 (72,5 por cento) manifestaram «citologia cervical normal».

Em contrapartida, das 21 pacientes que não receberam suplementação, apenas 10 tinham «citologia cervical normal».Ou seja, 47,5 por cento, contra 72,5 por cento na anterior situação, sublinham os autores do estudo, intitulado «Avaliação da Eficácia da Suplementação com Coriolus Versicolor em Lesões de HPV (LSIL) do Colo».

José Silva Couto e Daniel Pereira da Silva concluíram, em resumo, que tal suplementação, além do «impacto positivo» na regressão das lesões de baixo grau, pode ajudar também as doentes sujeitas a tratamento por lesões de alto grau (HSIL), quando «o HPV de alto risco persiste após a cirurgia».

Diário Digital / Lusa
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Cancro: Cogumelo revela eficácia no tratamento colo do útero

Mensagem por Taus Ter maio 06, 2008 3:06 am

Então agora as pessoas vão comer cogumelos todos os dias Razz

Eu gosto muito dos jornalistas ... não sei se são mesmo incompetentes ou se só são propositadamente estúpidos!

E a agência Lusa continua a dar uma imagem degradante à profissão.

Primeiro diz que foi um suplemento alimentar e mais a meio já fala no uso de comprimidos...

E depois há qualquer coisa errada porque um grupo de 43 pessoas não é aceitável para um estudo cientifico (não é estatisticamente significativo).
Taus
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 46
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos