As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barragem de Girabolhos em concurso público

2 participantes

Ir para baixo

cool Barragem de Girabolhos em concurso público

Mensagem por Admin Seg maio 05, 2008 5:37 am

O Governo lançou, dia 18 de Abril, o concurso público para a construção das barragens de Girabolhos (Mondego) e Pinhosão (Vouga), num investimento conjunto entre os 200 e 340 milhões de euros.
O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, afirmou durante a cerimónia de apresentação deste segundo concurso que o terceiro e último, para as barragens de Alvito Fridão e Almourol, será lançado a 30 de Abril. «Gostaríamos de até ao final do ano ter todos estes concursos adjudicados, para a partir daí começarmos a trabalhar para dotar o País destas infra-estruturas essenciais», afirmou.
As duas novas barragens, cujo prazo de entrega das propostas termina a 17 de Junho, terão um prazo de concessão de 65 anos, podendo ir até aos 75 anos, referiu durante a apresentação o presidente do Instituto da Água (INAG), Orlando Borges.
A barragem de Girabolhos, com um investimento directo previsto situado entre os 100 e os 170 milhões de euros, terá uma potência instalada de 72 MW, desenvolvendo-se a construção à cota de 300 metros. A área inundada prevista é de 520 hectares, abrangendo os concelhos de Seia, Gouveia, Mangualde e Nelas.
Todavia, as barragens ainda vão demorar algum tempo para serem construídas, uma vez que a previsão do Governo é a de que só se iniciem em 2010, para estarem prontas a partir de 2013 e até 2015.
Conforme o PE tem vindo a noticiar, o investimento de Girabolhos – freguesia que dista cerca de 15 quilómetros da sede de Concelho de Seia e regista cerca de 500 habitantes – rondará um máximo de 170 milhões de euros. A barragem, que ficará situada a dois quilómetros da aldeia, terá grande capacidade de armazenamento, permitindo a regularização dos caudais afluentes. Está prevista para ali uma construção do tipo abóbada em betão, com uma altura de 87m, criando uma albufeira com uma capacidade total de armazenamento de 143 hm3. O circuito hidráulico será constituído por um túnel, com um comprimento de 5,8 quilómetros, e a central hidroeléctrica será em caverna, situada próxima do local de restituição. A queda bruta disponível será de 120m e a potência instalada será de 72 megawatts, permitindo uma produção de energia de 99 Gwh/ano.

Fonte: PE
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

cool Re: Barragem de Girabolhos em concurso público

Mensagem por Taus Ter maio 06, 2008 2:44 am

Sérgio escreveu:O circuito hidráulico será constituído por um túnel, com um comprimento de 5,8 quilómetros

Mais um túnel Razz

O inag tem disponível o estudo feito pela coba neste link
Taus
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 46
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos