As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sono irregular está ligado à obesidade e consumo de tabaco

Ir para baixo

novo Sono irregular está ligado à obesidade e consumo de tabaco

Mensagem por Admin Qui maio 08, 2008 10:23 am

As pessoas que dormem menos de seis horas e mais de nove por noite têm maior probabilidade de se tornarem obesas, segundo um estudo do governo norte-americano, que pretende demonstrar a ligação entre o sono irregular e a obesidade.

O estudo também identificou uma relação entre as pessoas com sono leve e menor actividade física, maior consumo de álcool e de tabaco.

A pesquisa acrescenta o factor peso a um conjunto de estudos que encontraram obesidade e outros problemas de saúde nas pessoas que não dormem de forma apropriada, afirmou Ron Kramer, porta-voz da Academia Norte-Americana da Medicina do Sono.

«Todos os dados estão a demonstrar que as pessoas que dormem pouco ou muito não têm uma saúde tão boa», afirma Kramer. O estudo baseou-se em inquéritos efectuados a 87 mil adultos norte-americanos, entre 2004 e 2006, pelo Centro Nacional para Estatística de Saúde, que faz parte do Centro para o Controlo e Prevenção De Doenças.

Estes inquéritos não podem provar uma relação de causa-efeito, não sendo claro que o tabaco cause pouco sono ou que o pouco sono provoque um maior consumo de tabaco, afirma Charlotte Schoenborn, principal autora do estudo. Os inquéritos também não contabilizaram a influência de outros factores, como a depressão, que podem contribuir para um maior consumo de comida, tabaco, menos sono e outros problemas.

Dos fumadores, 31% dormia menos de seis horas por noite e 26% dormia nove ou mais horas por noite. Do mesmo grupo, 18% dos inquiridos dormia entre sete a oito horas. Das pessoas obesas, cerca de 33% dorme menos de seis horas e 26% dorme nove ou mais horas. No grupo dos que têm um sono normal, apenas 22% era obeso.

No que respeita ao consumo de álcool, as pessoas que dormem menos são as que bebem mais, não havendo no entanto grandes diferenças para as que dormem mais ou o normal. Por outro lado, cerca de metade dos que dormem nove horas ou mais por noite é fisicamente inactiva nos tempos livres. Muitos dos que dormem mais de nove horas têm graves problemas de saúde o que lhes dificulta fazer exercício.

Diário Digital / Lusa
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos