Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

eye Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Admin em Sex Jun 06, 2008 12:33 pm

Secretário de Estado das Obras Públicas esteve em Seia numa reunião com autarcas e governadores civis, a quem comunicou as intenções que o Governo se prepara para concretizar.

O Governo já escolheu o traçado dos itinerários complementares (IC) que vão servir a zona da corda da Serra da Estrela e que exclui a opção dos túneis.

O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações esteve em Seia, no passado dia 21 de Maio, onde reuniu com autarcas da região e governadores civis da Guarda, Coimbra, Viseu e Castelo Branco, para apresentar o estudo da Estradas de Portugal que aponta no sentido de ser escolhido o chamado “Cenário C”. Paulo Campos revelou que a decisão vai ser anunciada «dentro de dias», escusando-se, todavia, a adiantar mais pormenores.

No final da reunião, o governante disse aos jornalistas que já tinha na sua posse o relatório emanado da consulta pública da Avaliação Ambiental Estratégica, assim como a avaliação que a empresa Estradas de Portugal (EP) fez relativamente às opções rodoviárias do IC6, IC7 e IC37. Mas explicou que não seria tomada nenhuma decisão «sem que tivéssemos uma
última conversa com os senhores autarcas relativamente a essa matéria».
E sublinhou depois que a decisão «não está tomada» mas que «estão reunidas as condições para que o Governo tome uma decisão» sobre a opção escolhida, assim como «está em condições de avançar com a adjudicação dos projectos».
Recorde-se que já decorreu o concurso para a selecção da empresa que vai elaborar os estudos prévios, estando a sua adjudicação «condicionada à escolha de um dos três cenários», salientou Paulo Campos, que espera abrir o concurso público para a concessão da obra em Março de 2009, reafirmando que os três itinerários irão ser construídos em simultâneo.

Cenário C é o escolhido
Os itinerários complementares IC6 (Coimbra-Covilhã), IC7 (Coimbra- Seia-Gouveia-Fornos de Algodres) e IC37 (Seia-Viseu) estiveram em consulta pública até 12 de Fevereiro, no âmbito do Estudo de Avaliação Estratégica, encomendado pela EP. A proposta que agora o Governo se prepara para apresentar, o “Cenário C”, prevê que o IC6 ligue a Catraia dos Poços a Seia (Torroselo), seguindo depois para Gouveia e Fornos de Algodres, com ligação à A25. Quanto ao IC7, este terá início na Covilhã (A23), passando depois por Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Vide, São Gião, Sandomil e Torroselo – para onde também estão previstos túneis, mas mais pequenos –, até desembocar em Viseu (A25).
O estudo encomendado pela EP já apontava para a construção de duas estradas a sul da Serra da Estrela como uma solução equilibrada para ligar a região, mas também apontava que a solução com túneis (entre Covilhã, Manteigas e Seia/Gouveia) garantiria melhores acessibilidades e maior
desenvolvimento regional. Todavia, o elevado investimento previsto para
estes 12 quilómetros de túneis – cerca de 704 milhões de euros –, face
aos benefícios para os utentes, fazia do cenário o único com uma «taxa
de rentabilidade negativa até 2030».
Em defesa dos túneis surgiram as câmaras da Covilhã, Belmonte, Gouveia e
Manteigas, que colocavam a tónica na necessidade de facilitar as acessibilidades à região, independentemente dos custos. Opinião contrária tiveram a Câmara e a Assembleia Municipal de Seia e a Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede em Loriga, que sempre defenderam o “Cenário C” como a solução mais equilibrada e viável para as acessibilidades da região. Ao lado de Seia estavam outros concelhos em redor, com idêntica posição, como Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Nelas e Carregal do Sal.

«Momento muito importante para Seia»
Com a decisão do Governo, Eduardo Brito “já canta vitória”. O autarca de
Seia sublinha que «é seguro, de acordo com os dados que nós já temos,
do PROT, da Comissão de Coordenação e daquilo que disse o Secretário de
Estado, que a escolha do Governo está feita». Refere que «são os traçados que sempre defendemos», sendo por isso «um momento de satisfação», apesar de reconhecer que «não chegámos à meta e que não se pode tirar o pé do acelerador».
Referiu que na reunião «formou-se uma maioria» em torno da decisão escolhida e que «praticamente só a Câmara de Gouveia é que faz uma contestação séria», uma oposição que o autarca de Seia não entende, «porque o IC6 passa-lhe à porta, ficando a cinco minutos da A25». Eduardo Brito acrescenta ainda que «esta é a melhor solução para a região em termos de promoção do desenvolvimento e do custo-benefício, como ficou provado por uma excelente intervenção de uma técnica da Estradas de Portugal».

Considera que o anúncio do Governo «é um momento muito importante para Seia», ficando assim «conquistado, a par do Hospital, um dos objectivos deste mandato», adiantando ainda: «Tudo se conjuga para que este seja o
melhor mandato, o mandato mais importante, que eu já fiz à frente da
Câmara de Seia».

fonte: PE



Boas noticias para os beirões e para os portugueses que amam as Beiras.
Esperemos q a sua concretização seja tão célere como os aumentos dos combustíveis que se têm verificado no nosso País.. (n resisti) err

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Maggie em Dom Jun 08, 2008 1:51 pm

Esperemos q a sua concretização seja tão célere como os aumentos dos combustíveis que se têm verificado no nosso País.. (n resisti) err

Tal e qual hmm
Pode ser que seja desta!!

_________________
www.flickr.com/photos/margaridaleandro/

Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração (Henri Cartier-Bresson)
avatar
Maggie
Moderadora

Número de Mensagens : 442
Idade : 37
Localização : Viseu
Data de inscrição : 16/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Taus em Seg Jun 09, 2008 2:54 am

Sérgio escreveu:Boas noticias para os beirões e para os portugueses que amam as Beiras.

Só é pena que alguns Beirões sejam excluidos. Mas já não faz diferença porque sempre foram minorias.

O que me revolta nisto tudo é a forma como as coisas são manipuladas e o descaramento com que se servem certos interesses.

Gostava de dizer "ainda bem que vivo em Cantanhede" mas por aqui também se faz politica de interesses Sad
avatar
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 40
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Admin em Qui Jun 12, 2008 2:07 am

Taus, compreendo-te; se n fossem uns eram outros...

Enfim...

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Taus em Qui Jun 12, 2008 4:10 am

O problema não é a escolha mas a forma como a escolha é feita.

Eu aceito que não se façam os túneis mas queria que o governo reconhecesse a importância deles e fizesse a obra de forma a um dia ser possível faze-los.

O cenário escolhido faz com que os túneis fiquem completamente fora de questão porque nunca vão ser viáveis.

E também critico as câmaras porque apenas serviram os seus próprios interesses em vez de pensar na Serra como um todo.

A posição de Seia e de Oliveira do Hospital são óbvias e ficou bem claro quais são os interesses que defendem.

Não gostei da posição de Gouveia que é a favor dos túneis mas, se não forem feitos, exigem a renovação da,EN 232. Por outras palavras, as novas ICs não são boas para Gouveia mas aproveitam a situação para ganhar vantagem na Serra.

E por último a posição do governo, há muitas criticas e problemas identificados no cenário C e o governo ignorou-os. Por exemplo o estudo do IEP diz claramente que a ligação à A25 deve ser feita por Celorico da Beira mas o governo teima em fazer a ligação por Fornos de Algodres.

Já se sabia a posição do governo muito antes do Secretário de estado dar esta notícia em público e apareceram uns artigos para evitar esta escolha, esses artigos beseiam-se num parecer da COBA que o governo parece querer esconder da opinião pública.

Esse parecer de COBA é de 2002 e na altura eram a favor dos túneis, diziam que Portugal na altura tinha condições técnicas e financeiras para fazer a obra e diziam que era a melhor solução para integrar todos os concelhos.

O que é que mudou nestes anos?

Esta obra faz-me lembrar a OTA, é tudo feito à medida para se justificar o cenário C mas depois há muitas opiniões contra a posição do governo e nota-se muita influência de interesses.

A petição contra os túneis tem 52 assinaturas e a petição a favor tem 1035 assinaturas.

Eu não sei o que pensar em relação a isto... mas há qualquer coisa que não está bem.
avatar
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 40
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Admin em Qui Jun 12, 2008 5:17 am

Relativamente à posição de Gouveia, tinha noção da sua intransigência. Quanto a Seia e Oliveira, tal como os restantes municípios, zelaram pelos seus onteresses, e acabaram por reforçar a escolha do Governo; penso ser a mais "acessível" para já, tendo em conta o controlo apertado do orçamento (só para alguns).

Não tive acesso pormenorizado aos traçados, mas previa-se que para o Interior estivesse, como sempre, previsto um orçamento muto generoso para construir as melhores auto-estradas.
É que como sabemos, o Interior é sempre beneficiado em geral.

Parando com as ironias associadas a uma realidade longitudinal triste, é de lamentar que não se invista de forma equilibrada e célere numa das zonas do País que cada vez mais pessoas procuram. A celeridade da sociedade urbana actual esgota qualquer um, e todos procuram um refúgio... mas qual refúgio se as vias que proporcionam essa (in)acessibilidade aos portugueses se tornam ainda mais desgastantes. Vias essas que impossibilitam ou constrangem consequentemente o investimento dos operadores turísticos...

And so on...

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Taus em Sex Jun 13, 2008 4:07 am

Essa desculpa da penalização por estarmos no interior já é velha e eu só vi que é mentira porque o distrito de Coimbra tem os mesmos problemas e usa desculpas diferentes.

É claro que o governo distribui os fundos em função das contribuições e nesse sentido nos recebemos menos dinheiro porque somos menos.

Mas essa desculpa não justifica o endividamento das câmaras.

O verdadeiro problema é que o dinheiro é muito mal aplicado. Infelizmente os políticos não têm valores éticos e fazem as coisas em função das estatísticas dos votos em vez de pensarem nas pessoas.

Quanto a este projecto, nós só vamos ser penalizados porque as autarquias não se juntaram, cada um procurou servir os seus próprios interesse.

E ainda para dar uma ideia de como essa desculpa é mentira, faz umas pesquisas no google sobre biometria com íris e vais ver que a principal referência a nível mundial é a Universidade da Beira Interior.

Desculpa estar aqui com estas conversas no fórum mas eu fico revoltado com a politica porque todas está más decisões penalizam-nos a nós e às gerações futuras.
avatar
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 40
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Admin em Sex Jun 13, 2008 6:27 am

Taus, estás à vontade Wink

O Cores é um espaço com o intuito de informar, transmitir ideias, permitindo-se obviamente a liberdade de expressão respeitando sempre o próximo. Logo tens toda a liberdade de opinar com os limites que todos nós temos consciência, obviamente!
O que me comunicaste, é uma novidade; desconhecia quais os parâmetros de avaliação para a atribuição dos fundos para os municípios, e compreendo agora a falta de fundamento naquilo que se tornou numa crença errada por falta de informação.

Má decisões políticas e lobbies são apanágio desta sociedade do "maior lucro com o menor esforço, passando por cima de quem quer que seja, sem olhar a meios". é triste, principalmente quando o exemplo começa nas Instâncias políticas "paternais".

A união sem dúvida que faz a força, mas como somos pequenos e mesquinhos, queremos sempre tudo para nós, logo todos "puxam a brasa à sua sardinha!

E questionamo-nos "It's evolution, baby"?

A primeira coisa a mudar são as mentalidades.
O exemplo da União Europeia, tem de servir precisamente para demonstrar o poder da "união"

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

eye Re: Governo não quer túneis na Serra da Estrela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum