As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As Beiras - info geográfica

Ir para baixo

novo As Beiras - info geográfica

Mensagem por Admin Ter Out 16, 2007 12:44 pm

BEIRA ALTA

A Beira Alta é uma antiga província (ou região natural) portuguesa. A Beira Alta foi originalmente criada no séc. XIX pela separação de uma parte do território da antiga província da Beira, correspondendo ao actual Distrito de Viseu.

A Beira Alta foi restaurada formalmente pela reforma administrativa havida em 1936, agora incluindo, além do Distrito de Viseu, o Distrito da Guarda. As províncias de 1936 praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Limitava a Norte com Trás-os-Montes e Alto Douro, a Noroeste com o Douro Litoral, a Oeste e Sudoeste com a Beira Litoral, a Sul com a Beira Baixa e a Este com a Espanha (província de Salamanca, em Castela-Leão)

Era então constituída por 32 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu e ainda dois concelhos do levante do distrito de Coimbra. Tinha a sua sede na cidade de Viseu.

* Distrito de Coimbra: Oliveira do Hospital, Tábua.

* Distrito da Guarda: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.

* Distrito de Viseu: Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela.

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com a Beira Baixa, e por vezes até, com a inclusão da Beira Trasmontana, formava uma unidade geográfica maior: a Beira Interior.

Actualmente, o seu território encontra-se repartido pelas regiões Norte e Centro, pertencendo à primeira parte da subregião do Douro (concelhos de Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e Tarouca), e à segunda a totalidade das subregiões da Beira Interior Norte, a Cova da Beira, o Dão-Lafões bem como ainda uma pequena parte do Pinhal Interior Norte (por abarcar no seu território os dois concelhos do distrito de Coimbra pertencentes à Beira Alta).

Fonte: wikipedia


Última edição por em Ter Out 16, 2007 2:37 pm, editado 3 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Beira Baixa

Mensagem por Admin Ter Out 16, 2007 12:45 pm

BEIRA BAIXA

A Beira Baixa é uma antiga província (ou região natural) portuguesa, originalmente criada no séc. XIX, a partir de parte do território da anterior Província da Beira. Nessa altura, a Beira Baixa abrangia o que é hoje denominado por Beira Interior, ou seja os actuais Distritos de Castelo Branco e da Guarda.

Na reforma administrativa havida de 1936 foi novamente criada uma divisão chamada Província da Beira Baixa Esta nova província abrangia agora só a parte interior sul da antiga Província da Beira, ou seja, aproximadamente o actual Distrito de Castelo Branco. No entanto, as províncias de 1936 praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Fazia fronteira a Norte com a Beira Alta, a Noroeste com a Beira Litoral, a Sudoeste com o Ribatejo, a Sul com o Alto Alentejo e com a Espanha (província de Cáceres, na Extremadura) e a Leste com a Espanha (província de Cáceres, na Extremadura.

Era então constituída por 13 concelhos, integrando a totalidade do distrito de Castelo Branco e ainda um concelho do distrito de Coimbra e outro do de Santarém, respectivamente. Tinha a sua sede na cidade de Castelo Branco.

* Distrito de Castelo Branco: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão.

* Distrito de Coimbra: Pampilhosa da Serra.

* Distrito de Santarém: Mação.

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com a Beira Alta, e por vezes até, com a Beira Transmontana, formava uma unidade geográfica maior: a Beira Interior.

Actualmente, o seu território acha-se situado na Região Centro, dividindo-se pelas subregiões da Beira Interior Sul, Cova da Beira e Pinhal Interior Sul (com as quais coincide plenamente), e ainda pelo Pinhal Interior Norte (por abarcar no seu território o concelho da Pampilhosa da Serra).

Fonte: Wikipedia


Última edição por em Ter Out 16, 2007 2:37 pm, editado 2 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Beira Litoral

Mensagem por Admin Ter Out 16, 2007 12:46 pm

BEIRA LITORAL

A Beira Litoral é uma antiga província (ou região natural) portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936. O seu território correspondia na sua maior parte ao da antiga Província do Douro desaparecida no séc. XIX.

As províncias de 1936, no entanto, praticamente nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Fazia fronteira a Norte com o Douro Litoral, a Este com a Beira Alta e a Beira Baixa, a Sudeste com o Ribatejo, a Sudoeste com a Estremadura e a Oeste com o Oceano Atlântico.

Era então constituída por 33 concelhos, integrando a maior parte dos distritos de Aveiro e Coimbra, metade do distrito de Leiria, e ainda um concelho do distrito de Santarém. Tinha a sua sede na cidade de Coimbra.

* Distrito de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra.

* Distrito de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penacova, Penela, Poiares, Soure.

* Distrito de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pedrógão Grande, Pombal.

* Distrito de Santarém: Ourém.


Actualmente, esta província faz parte, na sua quase totalidade, da região Centro, abarcando porém três municípios situados na região Norte, subregião do Entre Douro e Vouga (Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra). Quanto aos municípios da região Centro, repartem-se pela totalidade das subregiões do Baixo Vouga, Baixo Mondego, a quase totalidade do Pinhal Interior Norte (exceptuados os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, que pertenciam à Beira Alta, e da Pampilhosa da Serra, integrado na Beira Baixa), parte do Pinhal Litoral (excepto os concelhos da Marinha Grande e Porto de Mós) e por fim um concelho do Médio Tejo (Ourém).


Fonte: Wikipedia


Última edição por em Ter Out 16, 2007 2:36 pm, editado 3 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: As Beiras - info geográfica

Mensagem por Admin Ter Out 16, 2007 1:42 pm

Sintetizando:

Beira Interior (Beira Alta e Beira Baixa)

Área Abrangente

Abrange a área dos seguintes municípios incluídos nos distritos de:

- Guarda (Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso);

- Castelo Branco.

Características Gerais

Esta região é, na parte norte, a mais fria do país devido à sua altitude, sendo o seu clima na parte sul húmido e frio no Inverno; no Verão, o seu clima é bastante quente.

O seu relevo é muito montanhoso devido ao grande número de serras existentes.

A nível industrial devemos salientar a indústria de lanifícios e a dos lacticínios, as indústrias extractivas, como por exemplo o ouro, o chumbo, o volfrâmio e o estanho, a indústria do fabrico de papel, pelo facto desta região ser uma das mais ricas em florestas, olivicultura e apicultura.

Na zona mais a sul da região existem diversas influências étnicas que derivam das tradições moçárabes.

nota importante: Para alguns geógrafos, a Beira Interior
designava uma grande região do centro do País composta pela união da
Beira Alta e da Beira Baixa; no entanto, nunca teve qualquer existência
legal como província.
Era então constituída pelos 32 concelhos da Beira Alta e pelos 13 concelhos da Beira Baixa, perfazendo assim um total de 45 municípios. Incluiria assim a totalidade do distrito de Castelo Branco a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu três concelhos do distrito da Covilhã e um do de Santarém.



Beira Litoral

Área Abrangente

Abrange a área dos seguintes municípios incluídos nos distritos de:

- Aveiro (apenas Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra);

- Viseu (apenas Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela);

- Leiria (apenas Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande);

- Coimbra.

Características Gerais

O seu relevo é aplanado junto ao litoral e rochoso no interior (serras). Tendo como rochas predominantes, o xisto, o granito e o volfrâmio.

É uma região rica em actividade industrial em detrimento da actividade agrícola.

Esta região é uma das mais ricas em beleza arquitectónica e é nesta região que se encontra o mais antigo estabelecimento de ensino universitário do país e um dos mais antigos da Europa que é a Universidade de Coimbra.


Fonte: portugal.veraki
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: As Beiras - info geográfica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos