As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alemanha inaugura hoje o seu primeiro armazenamento subterrâneo de CO2

Ir para baixo

humm Alemanha inaugura hoje o seu primeiro armazenamento subterrâneo de CO2

Mensagem por Admin Seg Jun 30, 2008 8:55 am

A Alemanha vai inaugurar hoje em Ketzin o seu primeiro centro de armazenamento subterrâneo de dióxido de carbono (CO2), um projecto-piloto na Europa para testar este método de luta contra as alterações climáticas, anunciou o instituto GFZ, responsável pelo projecto.

Cem toneladas de CO2 deverão ser injectadas diariamente para o subsolo, ou seja, o equivalente à quantidade média de gás emitida anualmente por 60 automóveis, até atingir uma quantidade total de 60 mil toneladas.

A primeira injecção de dióxido de carbono para o subsolo está prevista para as 16h00, indicou o instituto de investigação.

Foram escavados três canais com cerca de 700 metros de profundidade cada: um para a injecção de gás e os outros dois para a vigilância e operações de controlo. Os canais levam a um antigo reservatório de gás natural datando da ex-RDA.

O CO2 provém de uma fábrica química e será encaminhado para Ketzin, a 30 quilómetros de Berlim, sob a forma líquida. Depois será novamente transformado em gás.

Este procedimento foi acolhido com cepticismo por associações ambientalistas. A Greenpeace, que considera o projecto demasiado caro, alerta contra possíveis fugas massivas e asfixiantes de CO2.

A injecção de CO2 em Ketzin insere-se no âmbito do projecto CO2Sink.

fonte. publico

Mais informações sobre este projecto:
http://www.co2sink.org/index.html
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos