As origens de Seia

Ir em baixo

eye As origens de Seia

Mensagem por Admin em Qua Out 17, 2007 3:02 am

É encostado à vertente ocidental da Serra da Estrela, que fica situado o Concelho de Seia, actualmente com 29 freguesias, deve esta sua dimensão ao facto de ter aglutinado 11 antigos concelhos aquando das reformas liberais, nos meados do século passado.

Quando do seu 1º foral em 1136, o Concelho de Seia albergava no seu perímetro, não mais que meia dúzia de pequenas povoações circunvizinhas, porém em 1510, data da outorga do Foral Novo por D. Manuel I, já o Concelho era composto pelos lugares de Passarela, Lages, Folhadosa, Pinhanços, Santa Comba, Sameice e outros pequenos Casais.

Foi no séc. XIX que o Concelho viria a conhecer um substancial alargamento com a absorção de importantes Concelhos tais como Alvôco da Serra, Loriga, Vila Verde, Santa Marinha , Sandomil, São Romão, Valezim, Vide, Vila Cova á Coelheira e Torroselo.

Nos inícios do século XX passou então a ser constituído por Cabeça, Carragosela, Girabolhos, Lapa dos Dinheiros, Paranhos, São Martinho, Santiago, Santa Eulália, Sabugueiro, Sazes da Beira, Tourais, Teixeira, Travancinha e Várzea.

Estava então constituído um novo quadro administrativo com 29 freguesias e cerca de 115 pequenas povoações.

Oppidum Sena, antiga cidade de Sena, hoje Seia, foi fundada há cerca de 2400 anos, pelos Túrdulos. Durante muito tempo foi dominada pelos Árabes, sendo definitivamente conquistada por D. Fernando Magno, em 1055, mandando na altura edificar o seu castelo. Em 1132 D. Afonso Henriques fez doação de Seia ao seu valido João Viegas por reconhecimento de serviços prestados e em 1136, Seia tem o seu primeiro foral dado pelo nosso primeiro rei, que a designa por Civitatem Senam (cidade de Seia).


Seia, actualmente:



Fotografia por Sérgio Viana

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum