As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vinho protege contra cancro do esófago

Ir para baixo

novo Vinho protege contra cancro do esófago

Mensagem por Admin Ter Mar 03, 2009 7:44 am

Enquanto estudavam a relação entre o consumo de álcool e o adenocarcinoma de esófago, um tipo de cancro, investigadores da Califórnia verificaram que quem bebe um ou dois copos de vinho tinto por dia apresentava uma redução em 56% do risco de ocorrência da lesão pré-cancerígena esófago de Barret.

Esta lesão acontece quando a parede da região entre o estômago e o esófago sofre alterações celulares pelo contacto constante com o suco gástrico, indica o Globo.com. A alteração ocorre em cerca de 5% da população e aumenta entre 30 e 40 vezes a hipótese do desenvolvimento do adenocarcinoma de esófago.



A obesidade é um dos factores de risco para o aparecimento do refluxo gastro-esofágico que, por sua vez, facilita o aparecimento do esófago de Barret. A ideia inicial dos cientistas era tentar perceber o papel do consumo de álcool no desenvolvimento do cancro do esófago.



Durante dois anos, mais de mil adultos foram acompanhados. Sob análise estiveram factores como o consumo de álcool, o tipo de bebida e factores corporais, e o aparecimento das lesões no esófago. O consumo de álcool não se mostrou relacionado com o aumento do risco para alterações do esófago. E no caso do vinho tinto o efeito foi directamente oposto.


Como ainda não se conhecem as causas para esse efeito benéfico, os investigadores ponderam sobre as propriedades anti-oxidantes do vinho tinto. Acredita-se que possam contrabalançar os efeitos prejudiciais do ácido sobre a parede do esófago. Porém, beber mais do que dois copos por dia não aumenta o efeito protector.
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos