Vinho protege contra cancro do esófago

Ir em baixo

eye Vinho protege contra cancro do esófago

Mensagem por Admin em Ter Mar 03, 2009 7:44 am

Enquanto estudavam a relação entre o consumo de álcool e o adenocarcinoma de esófago, um tipo de cancro, investigadores da Califórnia verificaram que quem bebe um ou dois copos de vinho tinto por dia apresentava uma redução em 56% do risco de ocorrência da lesão pré-cancerígena esófago de Barret.

Esta lesão acontece quando a parede da região entre o estômago e o esófago sofre alterações celulares pelo contacto constante com o suco gástrico, indica o Globo.com. A alteração ocorre em cerca de 5% da população e aumenta entre 30 e 40 vezes a hipótese do desenvolvimento do adenocarcinoma de esófago.



A obesidade é um dos factores de risco para o aparecimento do refluxo gastro-esofágico que, por sua vez, facilita o aparecimento do esófago de Barret. A ideia inicial dos cientistas era tentar perceber o papel do consumo de álcool no desenvolvimento do cancro do esófago.



Durante dois anos, mais de mil adultos foram acompanhados. Sob análise estiveram factores como o consumo de álcool, o tipo de bebida e factores corporais, e o aparecimento das lesões no esófago. O consumo de álcool não se mostrou relacionado com o aumento do risco para alterações do esófago. E no caso do vinho tinto o efeito foi directamente oposto.


Como ainda não se conhecem as causas para esse efeito benéfico, os investigadores ponderam sobre as propriedades anti-oxidantes do vinho tinto. Acredita-se que possam contrabalançar os efeitos prejudiciais do ácido sobre a parede do esófago. Porém, beber mais do que dois copos por dia não aumenta o efeito protector.

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 39
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum