Vírus informático Conficker está a ser activado lentamente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

preocupante Vírus informático Conficker está a ser activado lentamente

Mensagem por Admin em Seg Abr 27, 2009 9:30 am

O vírus informático Conficker, que se presumia que começasse a “atacar” em força no dia 1 de Abril, poderá só agora começar a infectar computadores em todo o mundo, de forma lenta mas destrutiva. O modus operandi deste vírus, também conhecido por Downadup ou Kido, é transformar os PC que vai infectando em “zombies”, que respondem a ordens remotas, transformando-os em emissores de “spam” e contentores de “software”-espião, um fenómeno conhecido por botnet, alertaram os especialistas.

Vicente Weafer, vice-presidente da Symantec Security Response, o departamento de investigação daquele fabricante de “software” de segurança, indicou que os criadores do vírus – que ainda não foram identificados mas que se presume que estejam localizados algures no Leste Europeu, no Sudeste asiático, na América Latina ou na China – começaram a aceder às máquinas infectadas nas últimas semanas ao carregarem mais “software” pernicioso numa pequena percentagem dos computadores sob o seu controlo.

O vírus informático começou a difundir-se em finais do ano passado e estima-se que já tenha infectado milhões de computadores, potenciais “zombies”. “Estamos a contar que isto seja [um processo] a longo prazo, que vá mudando a pouco e pouco”, esclareceu Vicente Weafer. “Não vai ser rápido e agressivo”.

Quando penetra num computador, o Conficker instala um segundo vírus, o Waledac, que começa a enviar “spam” [correio electrónico não autorizado] sem o conhecimento do proprietário do PC, ao mesmo tempo que instala um falso programa anti-spyware, chamado Weafer.

“Esta é provavelmente uma das botnets mais sofisticadas do Planeta. As pessoas que desenharam este vírus são muito profissionais. Definitivamente sabem o que estão a fazer”, indicou, por seu lado, Paul Ferguson, um investigador da companhia de segurança informática Trend Micro, que admite que os autores do Conficker tenham estado a instalar um motor de “spam” e outros programas perniciosos em dezenas de milhares de computadores desde o passado dia 7 de Abril.

Paul Ferguson, que também pertence ao Conficker Working Group, uma aliança internacional de empresas que lutam contra o vírus, indicou igualmente que está à espera de “ver um componente diferente ou uma nova mudança na forma como esta botnet faz o seu trabalho”.

Fonte: Público

_________________
www.sergioviana.com
avatar
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 38
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

preocupante Re: Vírus informático Conficker está a ser activado lentamente

Mensagem por Taus em Seg Abr 27, 2009 6:41 pm

Sé tenho uma coisa a dizer: http://www.linux.org/

E é o fim da picada Very Happy
avatar
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 40
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum