As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

17! Sim, 17 medalhas para Portugal!

Ir para baixo

novo 17! Sim, 17 medalhas para Portugal!

Mensagem por Admin Ter Out 16, 2007 6:54 am

Special Olympics: Comitiva lusa conquista 17 medalhas

A comitiva portuguesa nos Jogos Mundiais Special Olympics conquistou um total de 17 medalhas, distribuídas por todos os atletas em competição, disse hoje a chefe da delegação, que pretende maior visibilidade para os atletas deficientes mentais após estes resultados.

Os atletas nos Mundiais Special Olympics, prova desportiva para portadores de deficiência mental, regressam a Portugal com 10 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, subindo ao pódio nas cinco modalidades que disp***ram no evento, que hoje terminou em Xangai, no leste da China.

«O balanço é extremamente positivo. Ultrapassámos as expectativas e o facto de todos eles terem ganho medalhas é estimulante», disse Regina Costa, chefe da delegação portuguesa, em declarações à Agência Lusa.

A natação rendeu quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, no atletismo houve quatro primeiros lugares e os futebolistas conquistaram o ouro, ao vencerem a final após prolongamento (3-2).

Os dois golfistas portugueses ganharam uma medalha de ouro e uma de prata, em masculinos e femininos, e a única ginasta da comitiva conquistou duas medalhas, uma de prata e uma de bronze, em duas das três categorias em prova (salto e solo, terminando a trave em sexto lugar).

Todos os 21 atletas portugueses melhoraram ainda as marcas pessoais nesta competição, que reuniu 7.190 atletas de 164 países e regiões a competir em 21 modalidades.

«Estes resultados devem dar maior visibilidade e notoriedade ao projecto, além de permitir mais discussão sobre a diferença entre estes atletas e os paralímpicos», disse Regina Costa.

A responsável do Special Olympics Portugal considerou ainda que as medalhas são «muito importantes para que haja melhores condições nos próximos anos», apelando a uma maior intervenção de técnicos, escolas e clubes.

Na primeira participação no Special Olympics, em Dublin2003, Portugal participou apenas em atletismo e futebol, conquistando três medalhas (duas de ouro e uma de prata).

Regina Costa enalteceu ainda a participação dos atletas a nível social, ao afirmar que «todos eles regressam a Portugal mais autónomos, com maior iniciativa e satisfeitos com a experiência e as amizades que fizeram em Xangai, apesar da barreira linguística».

O movimento Special Olympics, fundado em 1968 pela norte-americana Eunice Kennedy Shriver para ajudar a integração das pessoas com deficiência mental, surgiu em Portugal em 2002 e integra o Comité Olímpico de Portugal na qualidade de Membro Extraordinário.

A organização, que todavia não se encontra sob a tutela da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, tem protocolos com as federações portuguesas de golfe e de ginástica e contactos próximos com os organismos que tutelam o futebol de sete, atletismo e natação.

Regina Costa adiantou à Lusa que, a partir de Novembro, vai começar o trabalho de cooperação com a Federação de Basquetebol e, em Janeiro, arranca em todo o país o projecto da Escola Nacional de Golfe para os atletas Special Olympics.

Diário Digital / Lusa


Fantástico!! cheers cheers
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos