As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Secundária de Seia recebe festa de “Um dia pela vida"

Ir para baixo

palmas Secundária de Seia recebe festa de “Um dia pela vida"

Mensagem por Admin Qua Out 17, 2007 3:37 am

Evento decorre no dia 20 de Outubro, sábado, e conta com dois momentos altos, a “volta dos sobreviventes” e a “cerimónia das luminárias”

A Escola Secundária de Seia vai ser palco, no próximo dia 20 de Outubro, sábado, da grande festa final do movimento “Um Dia Pela Vida”. Durante quatro meses, a colaboração da população foi fundamental, quer com a criação de equipas, num total de 26, quer com a organização de várias actividades, com os objectivos de passar uma mensagem sobre a prevenção para a doença e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No dia 20, a grande festa final terá como objectivo lembrar aqueles que já partiram e os que sobreviveram à luta contra o cancro. Durante todo o dia, entre as 11 horas da manhã e as 4 horas da madrugada, vão realizar-se diversas actividades e espectáculos, entre os quais se destacam actuações de ranchos folclóricos, tunas e grupos de dança, o desenvolvimento de desportos radicais, a presença de tasquinhas com comida e bebida e a animação infantil com insufláveis e pinturas faciais. Para esse dia destacam-se ainda outros momentos altos: a volta dos sobreviventes no momento de abertura da festa, o momento das luminárias, à noite, e a actuação de um conhecido artista nacional, que assim se solidariza com o evento senense.
A intenção é a de que grupos de pessoas participem numa caminhada simbólica à volta de um caminho, que representa o empenho constante de todos na luta contra o cancro. Sendo acima de tudo uma reunião de comunidade, todas as pessoas e instituições podem participar, partilhando um objectivo comum – apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Prevê-se que a cerimónia das luminárias seja um momento único da festa final, quando, ao crepúsculo, o caminho ficar iluminado por centenas de velas, colocadas dentro de recipientes decorados com mensagens pessoais de quem as ofereceu ou com o nome da pessoa a quem são dedicadas.


Equipas promovem diversas actividades até à festa final

Entretanto, continuam a decorrer diversas actividades promovidas pelas equipas que fazem parte do movimento. Todos os sábados que antecedem o dia da festa final, a equipa “XPTO” promove, em Travancinha, jogos tradicionais, e todas as sextas-feiras, até ao dia 19, a equipa “O Cantinho da Estrela” promove no Sabugueiro sessões de ginástica. Por sua vez, todas as quartas-feiras, a equipa “Os Boticários” continua a promover uma venda de vários produtos junto ao Mercado Municipal. Já aos domingos, e até dia 14, a equipa “De Mãos Dadas Pela Vida”, em Quintela, vende salgados e doces na sede do Centro Desportivo e Recreativo.
Nos dias 10 e 11 a “ESTT Solidária” organiza duas sessões de cinema, no Cine-Teatro Jardim, com o filme “Licença para Casar”. No dia 12, a equipa “Livro é Vida” vai realizar na Escola Secundária de Seia uma palestra sobre o “Cancro do Colo do Útero: Patologia e Rastreio”, orientada por Daniel Pereira da Silva. No mesmo dia, a equipa do “Conservatório de Seia” levará a cabo um concerto comemorativo dos 10 anos do Conservatório, na Casa Municipal da Cultura [ver notícia].
Nos dias 13 e 14, a equipa “Ben-U-Ron's” tem programada para o largo da feira semanal uma demonstração de cães de pastoreio e uma venda de comes e bebes. Para dia 14, a equipa “Prontos a Combater” vai realizar em São Romão, junto ao Estádio Nossa Senhora da Conceição, um passeio de bicicleta TT e jogos tradicionais. O passeio começa às 8h30 junto ao campo de futebol e termina com uma almoço convívio na Escola EB 2,3 de Tourais/Paranhos. Por fim, nos dias 15 e 16 a equipa “Tecelãs da Estrela - AASE Solidárias” vai realizar uma venda de artigos artesanais na sede do “Um Dia Pela Vida”, no Largo de Santa Rita, junto ao Mercado Municipal.
«Esta é uma causa importante pela qual é importante lutar, sendo por isso fundamental a colaboração de toda a população para a concretização dos objectivos deste movimento. No dia 20 de Outubro participe e dê “Um Dia Pela Vida”!», solicita a organização.
Promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e organizado pela décima vez em Portugal, no âmbito de um programa internacional da iniciativa da American Cancer Society, o movimento “Um Dia Pela Vida” tem como objectivos principais «informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, desenrolando-se numa atmosfera de festa com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas que constituirão momentos de referência para si, sua família e seus amigos».
Contando com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, “Um Dia Pela Vida” «representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a combater o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido!», salientam os promotores.

fonte: www.portadaestrela.com


Última edição por em Dom Out 21, 2007 6:02 am, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palmas Re: Secundária de Seia recebe festa de “Um dia pela vida"

Mensagem por Admin Qua Out 17, 2007 3:38 am

Pessoalmente fiz questão de aderir a esta luta, e faço parte de uma das equipas que estará presente na ESS, no próximo sábado dia 20; estão todos convidados Very Happy

Secundária de Seia recebe festa de “Um dia pela vida" XPQ_D4AXX564Cyc29UrJYPZKU

http://www.ligacontracancro.pt/
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos