As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gouveia e Seia

3 participantes

Ir para baixo

novo Gouveia e Seia

Mensagem por C|@ud!@ Sáb Dez 13, 2008 5:59 am

Gouveia e Seia em reportagem fotojornalistica do JN

Gouveia --> http://jn.sapo.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=1044336
Seia --> http://jn.sapo.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=1055170

é bom constatar que ainda ha jornalistas que sabem ver que a "serra da estrela" não é só a zona da covilhã.
parecem-me fotoreportagens bastante interessantes, captando a atenção de quem as vê através de uma linguagem acessivel e com pontos de foco relevantes Smile
C|@ud!@
C|@ud!@
Amante das Beiras

Número de Mensagens : 139
Localização : Belas || Gouveia || Covilhã (tempo de aulas)
Data de inscrição : 06/12/2007

http://claudiasantos.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Gouveia e Seia

Mensagem por Taus Sáb Dez 13, 2008 8:31 am

Comparando as duas Cidades, vê-se claramente que Seia está a gerar mais dinheiro e a prova disso é o nº de pessoas que têm que sair de Gouveia todos os dias para trabalhar em Seia.

Eu já escrevi isto noutro tópico mas volto a escrever aqui...

A Serra é muito pequena e as Cidades devem juntar esforço e trabalha em conjunto para explorar o potencial da Serra.

Não é isso que acontece e as cidades andam sempre metidas em lutas politicas.

E há sempre desequilíbrios e injustiças como os novos ICs que vão ser construídos ou como a renovação das estradas nacionais que rasgam a Serra.

Neste momento, Seia é a cidade mais mediática mas tem a fatia da Serra que está mais destruída e mostra vontade de continuar com a destruição. Um bom exemplo disso é a ideia estúpida de alargar a estrada da Torre, não faz sentido construir uma estrada de 3 a 4 vias em pleno parque natural da Serra da Estrela.

Para mim, Manteiga tem a melhor fatia da Serra. Que vem à Serra, procura o contacto com a natureza e Manteigas dá isso. Tem paisagens magnificas e bem conservadas, e tem uma ligação especial com a natureza. Um bom exemplo disso é a criação de uma série de percursos pedestres.

Gouveia parou no tempo, não tem nada mas tem potencial para explorar um dia, quando aparecer alguém que pegue nisto.

Eu estou muito desiludido com Gouveia. Eu e os meus irmão tivemos que sair de Gouveia para trabalhar mas mantemos a residência oficial em Gouveia que é para onde onde vem o dinheiro dos nossos impostos. E fico triste por ver que o nosso dinheiro é gasto em coisas inúteis e sem sentido como por exemplo a estrela da rotunda da pulga.

E ainda não consegui esquecer os 120 mil euros gastos no Winter Jam 2008. Com 5 mil euros já se monta uma empresa e a Câmara de Gouveia estoira 120 mil euros num fim-de-semana. Estão a gozar com as pessoas!

Outra coisa que eu já escrevi noutro tópico e que é importante, é que as cidades não podem viver do turismo. O Presidente da Republica disse isso quando esteve em Gouveia mas ninguém prestou atenção ao discurso.

O turismo é muito instável, dá muito dinheiro quando funciona mas pode ser suicídio como o ALLGARVE. Por isso tem que ser um investimento extra, não pode ser a actividade principal de uma região.

Quanto à comparação com a zona da Covilhã, a Covilhã está melhor porque tem uma auto-estrada grátis que a liga a Castelo Branco e a Lisboa. E Covilhã não vive só do turismo.

Em relação ao facto das cidades aparecerem nas noticias, isso só interessa aos políticos, especialmente em ano de eleições.

Eu, como a maioria das pessoas que nasceram na Serra, gostava de ter um lugar cá. Gostava de não ter de sair de Gouveia para viver, gostava de me sentir bem em Gouveia e gostava de ver o presidente da Câmara a usar bem o meu dinheiro.
Taus
Taus
Moderador

Número de Mensagens : 259
Idade : 46
Localização : Gouveia e/ou Cantanhede
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Gouveia e Seia

Mensagem por C|@ud!@ Sáb Dez 13, 2008 3:10 pm

Taus compreendo o teu descontentamento.
Eu decidi colocar a noticia porque é uma noticia mesmo que com certo mediatismo ´tem caracter positivo e promotor, pelo meu ponto de vista, mas tão pouco me lembrei que para o ano à eleições lol.

Relativamente à situação de Gouveia e Seia, Seia a meu ver é digno de ser cidade Gouveia parece mais uma vila.
A rotunda da pulga e aquela estrela enfim é que nem teço comentários, porque numa região e concelho tão cheio de disparidades sociais e problemas inerentes dessas mesmas disparidades, como é que alguem autoriza a que se gasta dinheiro em por um adereço numa rotunda. cheira-me a muito "jogo" de interesses.
Gouveia só tem vida no verão e muito por culpa do parque da sr.dos verdes e dos avec's e afins lol porque caso contrario nem isso.
mas isso da ma distribuiçao dos rendimentos já é comum nas autarquias ...
Covilhã esta favorecida devido à a23 e à universidade, no entanto, é uma cidade que esta a criar uma micro cidade na zona nova junto do shopping e faculdade de ciencias da saude. Eu estou cá so à pouco mais de 1 ano e noto cada vez mais essa tendencia.O centro da covilhã está a morrer cada vez mais e a autarquia pouco ou nada faz para inverter essa situação.
A Serra é sempre aquela faca de dois bicos, uma vez que é "propriedade" administrativa de pelo menos 4 autarquias ( se nao estou em erro) e é claro que cada presidente de camara tem a sua maneira de interpretar o potencial da serra, à aqueles que se preocupam com a preservação , os que pensam no turismo e os que se encostam.
Essa da estrada pra torre com 4 faixas ainda nao tinha chegado a este lado da serra... também ando completamente away deste mundo mesmo :S
A serra tem potencial turistico se fizessem um bom estudo e implementação, mas ninguem esta disposto a fazer um grande investimento quando o retorno é um pouco demorado.
pensemos que é preferivel estragar o parque natural que preservar, dá muito mais € uma estrada nova que levara (suposiçao) mais pessoas À serra do que tentar preservar especies que estao em risco.
Só se lembram da Serra quando esta tem neve e nas epocas em que devia ter, porque no resto do ano esta esquecida.

Eu tenho casa numa aldeia de Gouveia e muito do tempo que lá e cada vez que lá vou fico parva com o desperdicio de dinheiro que a camara faz.
Caso disso foi no verao fizeram la uma pseudo obra numa casa e quem pagou foi a junta de freguesia, diferenças antes e dps da obra, apenas que agora a parede é de pedra e as janelas da casa sao tds de vidro duplo...

este é um tema que tem pano para mangas.
Continuo a dizer que esta região tem muito potencial mas que quem pode aproveitar nao o faz... devia de existir cooperação e juntarem-se todos porque a causa pela qual supostamente lutam é a mesma, mas por oposição so se geram conflitos .
C|@ud!@
C|@ud!@
Amante das Beiras

Número de Mensagens : 139
Localização : Belas || Gouveia || Covilhã (tempo de aulas)
Data de inscrição : 06/12/2007

http://claudiasantos.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Gouveia e Seia

Mensagem por Taus Dom Dez 14, 2008 5:33 pm

Eu já não acredito na politica e infelizmente vivemos numa falsa democracia, o políticos trabalham para as estatísticas e passam a vida a manipular a opinião pública.

O fórum não é sitio para falar de política por isso mudo a conversa para o dever cívico, se bem que os políticos também destruíram a pouca vontade que as pessoas tinha de fazer alguma coisa pela sociedade.

No ano passado, a comunidade de Seia residente nos Estados Unidos ofereceu uma ambulância ao bombeiros de Seia. Infelizmente não consigo imaginar os Gouveenses com a mesma vontade.

Mas voltando ao dever cívico, os políticos não fazem nada por nós por isso temos que nos juntar e fazer aquilo que eles deviam fazer mas que não fazem porque não dá votos.

Este vídeo é um bom exemplo disso.