As Cores das Beiras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adoçante e cancro

3 participantes

Ir para baixo

novo Adoçante e cancro

Mensagem por Admin Qua Nov 28, 2007 9:08 am

A noticia já tem dois anos, mas no que concerne à saúde, convém lembrar:


Adoçante pode aumentar risco de tumor maligno

O aspartame - adoçante utilizado em mais de seis mil produtos alimentares, bebidas e medicamentos - pode aumentar os riscos de formação de cancro, segundo dois estudos pioneiros desenvolvidos por um instituto italiano. A divulgação destes resultados levou a Agência Europeia para a Segurança Alimentar a reavaliar a segurança da substância.

Mesmo antes de o organismo europeu tomar posição, os estudos da Fundação Europeia Ramazzini - publicados nas revistas European Journal of Oncology e mais recentemente na Environmental Health Perspectives - lançaram a polémica em Inglaterra. Um membro da comissão parlamentar para a segurança alimentar daquele país apelou às autoridades que proíbam a sua utilização. Roger Williams acusou mesmo os responsáveis pelo licenciamento da substância de terem fracassado no seu dever de proteger os consumidores. Segundo o parlamentar, a história do aspartame devia "cobrir de vergonha" vários governantes. A começar no secretário norte-americano Donald Rumsfeld, que foi presidente da Searle, a empresa que descobriu o aspartame nos anos 70 e que, segundo ele, pressionou a administração Reagan para o aprovar.

O aspartame, designado por E951, é utilizado em produtos tão diversos como cereais, pastilhas elásticas, bebida light, medicamentos para crianças ou vitaminas. Estima-se que uma em 15 pessoas no mundo consuma diariamente produtos com este adoçante.

O estudo italiano demonstra, pela primeira vez, que a administração de aspartame em ratos aumenta significativamente a incidência de linfomas e leucemias em fêmeas ratos. Uma segunda investigação vai mais longe e diz que a substância faz crescer o risco de surgimentos de tumores malignos em animais de ambos os sexos, como tumores cerebrais, renais ou no sistema olfactivo.

Marta Borges, especialista da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar portuguesa, considera que, neste momento, está fora de questão a retirada do mercado do aspartame. O que apenas se justificaria se existissem dados mais concretos e desenvolvidos. "Existem vários outros estudos que foram inconclusivos, nomeadamente a avaliação de risco do Comité Científico Europeu, de 2002".

Além disso, explica, as doses utilizadas na experiência com ratos excedem em muito aquelas que são consumidas pelas pessoas. "O consumo máximo aceitável é, na Europa, de 40 miligramas por quilo corporal. O que significa que uma pessoa com 70 quilos teria de consumir o equivalente a 155 comprimidos de adoçante por dia para chegar a esse valor", refere.

A média de consumo é muito inferior e fica-se pelos 2,5 a 5 miligramas por dia. Mesmo os diabéticos, um dos grupos que mais utiliza adoçantes, apenas ingerem em média 10,1 miligramas. Marta Borges acredita que as conclusões destes estudos poderão servir apenas para a redução do valor definido como consumo máximo aceitável.

Fonte: dn online
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Adoçante e cancro

Mensagem por Maggie Qua Nov 28, 2007 10:37 am

hmm
Maggie
Maggie
Moderadora

Número de Mensagens : 442
Idade : 43
Localização : Viseu
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Adoçante e cancro

Mensagem por César Coriolano Sáb Dez 01, 2007 7:39 pm

Boas,

Onde vais buscar estas news !!!

heheh

Cumptos
César Coriolano
César Coriolano
Apaixonado pelas Beiras

Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Adoçante e cancro

Mensagem por Admin Seg Dez 03, 2007 5:37 am

Achei importante incluir esta secção dedicada à saúde, uma parte fulcral da nossa vida Wink

A fonte:
http://dn.sapo.pt/2005/12/16/sociedade/adocante_pode_aumentar_risco_tumor_m.html

Vou procurando alguns temas; a fonte mais comum é o google red
Admin
Admin
Admin

Número de Mensagens : 945
Idade : 44
Localização : Seia - Serra da Estrela
Data de inscrição : 09/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

novo Re: Adoçante e cancro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos